Legionella detetada no hospital da CUF Cascais obriga ao encerramento de salas

Exames de rotina realizados nos últimos dias na unidade hospitalar da CUF em Cascais identificaram a presença da bactéria Legionella em alguns pontos do edifício.

Executive Digest
Dezembro 10, 2025
18:19

Exames de rotina realizados nos últimos dias na unidade hospitalar da CUF em Cascais identificaram a presença da bactéria Legionella em alguns pontos do edifício. Apesar da deteção, a instituição assegura que não há qualquer surto em curso e que nenhum doente foi afetado, mantendo o hospital o seu funcionamento normal.

Segundo o Correio da Manhã, a CUF Cascais confirmou que as análises foram parte dos procedimentos habituais em unidades de saúde e que o delegado de saúde regional foi devidamente informado. A presença da bactéria levou ao encerramento temporário de algumas salas, enquanto tratamentos químicos são aplicados para eliminar o risco. Alguns pacientes foram transferidos para outras áreas do hospital, garantindo-se a continuidade do atendimento.

A própria CUF esclarece que a Legionella é um microrganismo comum em sistemas de água, como torneiras, jacuzzis e piscinas, bem como em rios e lagos. A transmissão ocorre apenas pela inalação de gotículas de água contaminadas e não de pessoa para pessoa. A bactéria é responsável pela Doença dos Legionários, uma forma de pneumonia cujos sintomas surgem geralmente entre cinco a seis dias após a exposição, incluindo dor de cabeça, diarreia e vómitos.

A instituição reforçou que todas as medidas de controlo e prevenção estão a ser aplicadas e que, com os tratamentos químicos, o problema deverá ser resolvido nos próximos dias, garantindo a segurança de pacientes, profissionais de saúde e visitantes.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.